Você sente dormência nas mãos? Será que é falta de circulação? Ataque cardíaco, derrame? Problema dos nervos? O que está acontecendo?
1- Como as pessoas descrevem exatamente essa sensação?
Os termos utilizados mais frequentemente são: dormência, formigamento, queimação, sensação de agulhadas. Esse desconforto normalmente pode acontecer em toda a mão, mas pode ser mais forte em alguns dedos específicos. Pode ser variável em intensidade e inclusive pode variar ao longo do dia, sendo que a maioria dos pacientes descrevem que os sintomas costumam acontecer mais durante a noite.
2- Quais são as principais causas de dormência nas mãos? Vou separar as causas mais comuns, sendo que a última causa é a mais frequente, por isso fique até o fim.
Problemas de Circulação: nesse caso, é relativamente comum o paciente ter histórico médico de problemas de circulação em outras regiões do corpo, como por exemplo história de infarto do coração, inchaço nas pernas, problemas de colesterol, pressão alta, diabetes e história de tabagismo.
Derrame (AVC): dormências relacionadas à essa causa costumar ser mais súbitas, acontecem na pessoa de forma muito rápida, normalmente acomete um lado do corpo e é comum ter fraqueza associada. Por isso, caso você apresente uma dormência que acometa metade do seu corpo ou do seu rosto, e que tenha acontecido de forma súbita (em poucos segundos a minutos) é importante procurar atendimento médico prontamente, toda e qualquer suspeita de AVC será sempre uma emergência médica!
Ataque Cardíaco (Infarto do Coração): a dormência relacionada ao ataque cardíaco costuma ser uma sensação de queimação na região do pescoço e de um dos braços, principalmente o braço esquerdo. Junto dessa sensação, é comum o relato de dor e desconforto no peito e eventualmente falta de ar. Na história do paciente é comum que tenha fatores de risco para infarto, como tabagismo, pressão alta, diabetes e problemas de colesterol.
Epilepsia, crises epilépticas: algumas pessoas podem ter uma predisposição à curtos circuitos no cérebro, um dos tipos de crise (ataque) mais comum é a conhecida convulsão. Mas existem tipos de crise onde o sintoma desse curto circuito pode ser uma sensação de dormência ou formigamento em alguma parte do corpo apenas, como na mão por exemplo. Nem sempre é simples o diagnóstico nessa situação, o médico deve conversar de forma detalhada com o paciente para realizar o diagnóstico e nem sempre exames complementares estarão alterados.
Esclerose Múltipla: é uma doença que acomete os nervos do cérebro, da medula (espinha) e dos olhos. O nervo costuma ter uma capa, que é chamada de mielina, a doença costuma afetar essa região. Aqui os sintomas podem ser em regiões diferentes do corpo, inclusive na(s) mão(s). É comum acontecer principalmente em pacientes entre 20-40 anos, sendo assim não é comum em crianças ou idosos. É frequente a história de ter tido esse tipo de sintoma antes e que melhorou sozinho, ou algum outro sintoma como fraqueza, desequilíbrio ou problemas da visão.
Falta de Vitaminas: algumas pessoas podem ter falta de certas vitaminas devido à problemas na absorção delas no estômago, isso pode acontecer em algumas doenças que fazem o estômago perder sua capacidade de absorção. Dormência nas mãos é mais comum também em quem realizou cirurgia bariátrica e não está repondo suas vitaminas de forma adequada.
Problemas Reumatológicos: algumas doenças do grupo do “reumatismo” ou doenças reumatológicas, podem causar inflamações em nervos do corpo, causando dormência. Nesses pacientes podem estar presente história de dores articulares, inflamação nas juntas (artrite) e lesões de pele.
Problemas da Tireoide: a tireoide é uma glândula que todos nós possuímos na região do pescoço, ele pode funcionar de forma excessiva (hipertireoidismo) ou funcionar de forma fraca (hipotireoidismo). Sintomas de hipotireoidismo pode sim ser de dormências nas mãos e em outras partes do corpo. É comum o relato de aumento de peso, intolerância ao frio, pele ressecada, fadiga, depressão e aumento das taxas de colesterol em quem possui hipotireoidismo.
Problema de Diabetes: o aumento da açúcar no sangue faz mal para as vasos sanguíneos de todas as regiões do corpo. Os nervos também precisam receber seus nutrientes através dos vasos sanguíneos. A diabetes causa inflamação nesses vasos que vão até o nervo e faz com que o mesmo não funcione de forma adequada, isso leva à dormência e formigamento nos pés e depois nas mãos.
Síndrome do Túnel do Carpo: o nervo mediano é um nervo que passa dentro do punho e ele pode ficar comprimido e apertado quando atravessa essa estrutura denominada Túnel do Carpo. É uma das causas mais comuns de dormência e formigamento nas mãos, é mais comum naqueles que fazem muita atividade no trabalho com aos mãos. Os sintomas comumente acontece mais no período noturno.
3- Tratamento da dormência das mãos
Você que foi firme e manteve sua leitura até aqui, deve ter percebido agora, que a depender da causa da dormência, o tratamento será totalmente diferente, não existe um remédio único e que será eficaz em todas as situações.
4- A importância do médico neurologista
O médico neurologista possui todo a experiência e formação suficiente para realizar o diagnóstico correto da causa da dormência e propor o tratamento mais eficaz e adequado para o paciente, por isso a importância de procurar um profissional de sua total confiança.